Chamado de O Caliban!
31 de outubro é dia de enfrentar os fantasmas da colonização e refletir sobre A Palestina e o colonialismo do nosso tempo, tema do encontro promovido pelo Laboratório de Experiências Coloniais Comparadas, a partir das 14 horas, no Auditório do Bloco P.
em dois momentos a ser realizado no dia 31/10:
🕝 14h – PALESTRA
Recebemos a dra. Isabela Agostinelli (GECI/PUC-SP) apresentando a tese “Morte e vida Palestina: a reorientação tática do colonialismo israelense”, fruto de sua pesquisa sobre a violência do Estado de Israel na Faixa de Gaza.
🕟 16h – OFICINA DE ANÁLISE DE FONTES
Os pesquisadores do Caliban se reúnem para conduzir a oficina “Analisando fontes do colonialismo”, na qual trabalharemos fontes primárias referentes à colonização da Palestina. A oficina contará com uma fala inicial do Prof. Felipe Paiva e é primordialmente voltada para os alunos da Graduação.
A oficina está dividida em três etapas:
- Exposição sobre o uso de fontes como ferramentas para a pesquisa histórica em geral, e em particular para a pesquisa do colonialismo britânico e israelense no sudoeste asiático;
- Em um segundo momento, o público será dividido em 6 grupos, que deverão analisar as fontes selecionadas e debater internamente, cada um deles acompanhados de um estudante da equipe organizadora do evento, que irá apresentar um roteiro para análise de fontes;
- Por fim, haverá uma discussão coletiva onde os ministrantes da oficina irão dialogar com os conceitos e temas mobilizados pelos grupos.